Ambiente sempre disponível

Poucas horas (ou mesmo minutos) de indisponibilidade do banco de dados de uma empresa podem custar muito dinheiro, além de trazer prejuízos irreparáveis para a imagem e credibilidade da mesma. Para evitar este risco, foi criada a solução Standby Database.

O Standby Database é uma solução confiável e rápida que garante a disponibilidade do ambiente em casos de falhas de hardware ou software, em poucos minutos.

Como funciona o Standby Database

A solução Standby Database implica em fazer uma cópia duplicada do banco de dados de produção online para que, em caso deste não estar disponível, a cópia duplicada possa ser usada em seu lugar, com um impacto mínimo.

O diagrama a seguir ilustra esse processo:
standby-1

O QUE AGREGA

Um ambiente com alta disponibilidade, assegurando acessos ao ambiente em poucos minutos mesmo em caso de falhas graves como, por exemplo, perda do servidor de banco de dados principal.
Com uma opção de baixíssimo custo, é montado um segundo host de contingência para o banco de dados, proporcionando um alto nível de proteção.

 

IMPLANTAÇÃO

O processo de implantação do Standby Database consiste em criar uma cópia do ambiente de produção em um segundo host e mantê-lo continuamente atualizado a partir dos dados gerados no ambiente de produção.

 

COMO É FEITA A MONITORAÇÃO?

É feito um monitoramento contínuo da base de produção e do servidor de Standby, e em caso de falha na sincronização das informações, um chamado é aberto automaticamente no nosso sistema de Service Desk e direcionado para tratamento do problema por nossa equipe técnica.

 

BENEFÍCIOS

Confira alguns benefícios da solução:

  • Disponibilidade rápida do ambiente em casos de falha;
  • Transparência para o usuário final;
  • Proteção dos dados;
  • Solução de baixo custo para Alta Disponibilidade;
  • Monitoramento 24 X 7.

 

ECONOMIA DE TEMPO E DINHEIRO

As economias em custos de licença e taxas de manutenção são significativas, já que não há necessidade de atualizar para a versão Enterprise Edition e pagar pelo Oracle Data Guard.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

SGDBS Oracle
S.O. Windows, Linux e Unix
Requerimentos Segundo Host e conexão VPN